A Vulcânica Ilha Terceira dos Açores. Travel Blog
Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

A Vulcânica Ilha Terceira dos Açores

A Vulcânica Ilha Terceira dos Açores

março 25, 2020

Uma das nove ilhas dos Açores e a terceira a ser descoberta. Consegue advinhar qual das ilhas é? Correto... a Ilha Terceira! Localizada no grupo central do arquipélago, a segunda mais populosa e a sua capital, Angra do Heroísmo é a cidade mais importante.

Nesta ilha encontrará um variado leque de actividades como: desportos náuticos, parapente, caminhadas, ciclismo, passeios a cavalo e burro e até mesmo visitar as surpreendentes grutas de proveniência vulcânica (ficará extasiado com tamanha beleza). Se não é grande apreciador das atividades mencionadas, poderá sempre optar por algo mais tranquilo, como um relaxante jogo de golfe, num dos verdejantes campos existentes.

Para além de estar entre os melhores destinos para praticar variados tipos de atividades, tem a enorme vantagem da sua incomparável beleza (dádiva da Mãe Natureza), que, felizmente, é comum a todas as ilhas de Açores. Está preparado para começar o nosso roteiro pela Ilha Terceira?

Terceira e sua Capital Patrimônio Mundial: Angra do Heroísmo

Para começar a falar sobre "Angra do Heroísmo" é preciso regressar um pouco atrás neste artigo e explicar (como prometido) a razão por trás do nome Terceira. Tem algum palpite?

Terceira é a segunda Ilha mais populosa dos Açores

Vamos explicar então ... o primeiro nome da ilha era Jesus Cristo, no entanto, o nome foi repensado. Após considerar que esta foi a terceira ilha descoberta pelos navegadores portugueses, depois de Santa Maria e São Miguel.

Posteriormente a ser-lhe atribuído o novo nome, era fundamental eleger uma cidade para capital. Uma cidade que concentra-se em si mesma os poderes: político, econômico e religioso para administrar a ilha. No caso da Terceira, a cidade que ao longo do tempo foi demonstrando essa aptidão foi Angra do Heroísmo. Tornando-se então a capital da Ilha Terceira. 

Conhecida como "Muito Nobre, Leal e Sempre Constante", Angra do Heroísmo, estende-se por ruas estreitas, igrejas, palácios, casas senhoriais, monumentos, praças e jardins, que várias gerações fizeram por preservar até nossos dias, às vezes contrariando a força da natureza. Por todas estas razões, em 1983 a UNESCO declarou o seu centro histórico Patrimônio Mundial - foi a primeira cidade do país a estar na lista da UNESCO - o que reflecte a sua importância histórica e cultural.

O Centro Histórico de Angra do Heroísmo (Capital da Ilha Terceira) é Patrimônio Mundial

Ao visitar Angra do Heroísmo, você irá perceber que esta cidade reúne em si um rico patrimônio arquitectônico, uma das melhores Bibliotecas Públicas e Arquivos em Portugal, inúmeras capelas que testemunham a devoção popular e um passado histórico que fez dela o que é hoje. Além de todos estes fatores tem a sua esplêndida beleza natural e o artesanato que a carateriza. O melhor é testemunhar todo este paraíso com seus próprios olhos. Deixamos esta nossa sábia dica para você!

A melhor característica das ilhas Açorianas é de facto, a beleza incrível das suas paisagens. Desenhadas abstratamente pela natureza e aperfoiçoadas pelo Homem. É amante da natureza? Não partilha da opinião de que hoje em dia precisamos de algumas escapadelas, aproveitando para fugir das cidades barulhentas e poluídas? Vamos fazer um pequeno roteiro para apreciar o ex-líbris da Terceira, a Natureza! 

A Ilha Lilás

Sabia que a Terceira é a ilha que tem a maior área florestal nativa do arquipélago? É verdade … Este nosso roteiro irá iniciar com uma visita à Caldeira de Guilherme Moniz, uma cratera do Vulcão Morião. Que foi em tempos o maior reservatório de água da Ilha Terceira, até ao dia em que, foi totalmente coberto de lava derramada pela erupção do vulcão Algar do Carvão. e desde aí já se passaram cerca de dois mil anos… 

Terceira é também conhecida pela Ilha Lilás

Haverá um certo momento em que se dará conta do contraste entre o interior da ilha e os arredores. Isto por que por um lado, a parte mais interior é coberta pela cor verde, sendo que se trata de uma área praticamente intocada pelo homem - o que significa que tudo em volta é natureza e grandes áreas de vegetação. Por outro lado, em torno do interior da ilha, irá encontrar a área povoada, onde estão localizados os edifícios e tudo mais que se assemelha a uma cidade. 

Ou seja, viajando do interior para a periferia da ilha as suas cores vão mudando de verde para lilás. Estará a perguntar-se: “Porquê lilás?” Devido às hortênsias muito características da ilha e também às fachadas dos edifícios - principalmente em Angra do Heroísmo - nas quais esta cor é predominante.

Os Seus Contornos Vulcânicos

A atividade vulcânica deixou uma herança do que se podem chamar autênticas obras de arte, de formas peculiares e únicas. Com o tempo os acessos às mesmas, foram construídos no sentido de facilitar de forma segura, as visitas a estes incríveis monumentos naturais. Aqui destacamos: o Algar do Carvão, a Gruta do Natal e as Furnas de Enxofre.
 
Contudo, a partir do topo das montanhas e colinas, de pontos de vista estratégicos, poderá aperceber-se da imensidão vulcões existentes e entender como o Homem os moldou. 

O Algar do Carvão tem uma beleza e caraterísticas ímpares

Para terminar a nossa visita vulcânica da melhor forma possível, desfrutemos de paisagens de tirar o fôlego para nunca esquecer. Para o efeito, podemos nos dirigir até ao Monte Brasil, um antigo vulcão que emergiu do mar. De seguida, vamos até à Serra do Cume e, finalmente, espreitaremos o Miradouro do Facho, que oferece uma vista panorâmica sobre a Praia Vitória e tudo ao seu redor, à qual é impossível ficar indiferente. Mas lembre-se: há uma lista interminável de locais que lhe podem oferecer vistas similarmente maravilhosas.

Acha que já está preparado para rumar à Terceira? Acredite, não se vai arrepender! As gentes e seu sotaque são adoráveis e irão recebê-lo com uma recepção calorosa e porque - como tenho certeza que já ouviu dizer em algum lugar - uma imagem vale mais do que mil palavras!