Dia 3
Café da manhã buffet no hotel. Neste dia inteiro de excursão, conhecemos primeiro a Camacha, local conhecido pela indústria do vime e pelo seu folclore. Em seguida subimos ao Pico do Areeiro, o terceiro cume mais alto da ilha, (1.818m de altitude), de onde podemos desfrutar da paisagem luxuriante do maciço montanhoso. Descendo ao Ribeiro Frio, visitamos um viveiro de trutas, seguido de um estimulante passeio pedonal ao longo de uma levada, terminando no Miradouro dos Balcões. As levadas, canais de irrigação de capital importância para a economia da ilha, permitem uma invulgar comunhão com a natureza.
Continuamos o nosso passeio até Santana, conhecida pelas casas cobertas de colmo, uma das imagens mais tradicionais da ilha. Terminamos a manhã com o almoço, servido em restaurante local.
Após almoço, prosseguimos o nosso roteiro até ao Porto da Cruz, na costa note da ilha, com paragem no Engenho do Norte e na Casa de Rum, dois importantes testemunhos vivos da antecedente produção de açúcar na Ilha da Madeira.
Já na cidade do Machico, paramos para uma pequena visita ao centro da cidade, local onde desembarcaram os primeiros navegadores. Regressamos ao hotel, para jantar com bebidas incluídas e hospedagem.