Sairemos de Lisboa em direção a um dos monumentos mais representativos dos Templários em Portugal: o Castelo de Almourol. Situado numa pequena ilha no curso do rio Tejo, este é um dos monumentos mais emblemáticos da Europa.
Seguiremos em direção ao Castelo e ao Convento de Tomar — a sede da Ordem. Este é, sem dúvida, um dos mais belos conjuntos arquitetónicos existentes em Portugal. Aqui, veremos o Castelo com o seu imponente alambor, a charola — considerada a mais bem preservada igreja templária de planta centralizada —, a enigmática janela manuelina e o claustro principal, uma obra-prima do Renascimento Europeu.
Teremos depois a oportunidade de visitar a Igreja de São João Batista, a igreja matriz de Tomar, de origem muito antiga, que foi remodelada por ordem do rei D. Manuel, antigo governador da Ordem. É, pois, um monumento de estilo Manuelino. Seguiremos depois para a Igreja de Santa Maria dos Olivais. Este exemplar da arquitetura gótica foi panteão dos grão-mestres da Ordem e matriz das igrejas do império português. Alojamento em Tomar.