Guia Completo ao Alentejo: o Famoso “Celeiro” de Portugal. ecoTours
Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

Guia Completo ao Alentejo: o Famoso “Celeiro” de Portugal

Guia Completo ao Alentejo: o Famoso “Celeiro” de Portugal

março 07, 2018

Já imaginou um deserto encantador, repleto de pequenas casinhas brancas e planícies douradas? O Alentejo é um verdadeiro Oásis no Sul de Portugal, à espera de ser descoberto. E nós reunimos os melhores locais para explorar neste “Celeiro” de Portugal!

Oh o Alentejo, esse local tão dócil de Portugal, um autêntico desafio para os nossos olhos (e alma!). Aqueles que pisam esta terra deixarão de ser os mesmos, depois de testemunhar uma cultura impressionante que foi protegida pelas mãos daqueles que moram no Alentejo. Junte-se a nós neste viagem e descubra o melhor desta região!

Uma Cultura Bem Forte

Em Portugal, sempre que pensamos no Alentejo, existem algumas palavras que nos ocorrem quase de imediato: bom vinho, gastronomia deliciosa e pessoas fantásticas. Não, não está para venda, e pertence aos Alentejanos, que tanto se esforçam por manter a sua cultura viva e intensa. Este pequeno pedaço de terra é mágico, diferente e temos a certeza que irá conquistar o seu coração e colocar um sorriso no seu rosto.

Há uma magia especial nesta bucólica terra!

Imagine, um lugar onde não existe stress algum e o as horas duram uma eternidade. Os alentejanos são conhecidos por serem pessoas bem relaxadas, e acredite que é verdade. Afinal, com o que é que se poderiam preocupar, se vivem numa das melhores regiões de Portugal? O Alentejo é uma região fértil, onde alguns dos melhores vinhos são produzidos, é a casa daquele pão delicioso que tanto gostamos de servir com a manteiga ainda a derreter e ainda, casa da melhor sopa de tomate com coentros! Aqui, não importa se vem do Sul ou do Norte do país, todos são bem-vindos!

Não Se Esqueça da Câmara!

O Alentejo esconde lugares lindos, dignos de serem visitados por todos! Por isso não se esqueça de levar consigo a câmara fotográfica e guarde memórias eternas destes locais.

Não se esqueça de levar a câmara consigo!

Santarém

A “cidade dos coretos” esconde alguns locais bem interessantes para visitar. Alguns exemplos são: a Igreja Romana de São Jorge Alporão, que é agora um fantástico museu de arqueologia; a Igreja de Nossa Senhora da Graça, perfeita para os amantes do estilo gótico; e o Jardim das Portas do Sol e a Torre dos Relógios, datados do século 14.

Elvas

Elvas foi declarada Património Mundial da UNESCO, em 2012. Uma cidade pequena, mas adorável, que já foi de enorme importância na antiga História de Portugal. Elvas lutou para manter a nossa independência e é ainda hoje citada nas aulas de História, em Portugal. O seu aqueduto de 7km e 843 arcos costumava marcar a fronteira da cidade, e é hoje em dia um grande marco turístico, com uma construção simplesmente impressionante. Além do aqueduto, aqui há muitos outros locais que não poderá esquecer: o Forte de Santa Luzia (século 17), o Forte da Graça (século 18) e o Castelo, são algumas visitas obrigatórias!

Pequena, mas com muito para oferecer - bem-vindo a Elvas!

Castelo de Vide

Um dos maiores prazeres para os turistas, Castelo de Vide é uma pequena vila, conhecida pelas suas águas cristalinas. Já perto de Espanha, esta vila é adornada pelas suas encantadoras ruas, capazes de o fazer viajar no tempo. No entanto, Castelo de Vide tem vários locais que aconselhamos a visitar: a Capela de Salvador do Mundo, que é a mais antiga da região; e não deixe de subir até à montanha, para uma vista fantástica (e diferente) de Castelo de Vide!

Beja

O coração do Alentejo é conhecido por ser um local de paz e sossegado. Em Beja é imperdível a visita da Herdade de Beja, de grande importância para a defesa de Portugal; a Igreja de Santiago; a Praça da República com os seus edifícios de estilo manuelino e, um verdadeiro trabalho renascentista, a Igreja da Misericórdia.

Reserve algum tempo para descobrir as coloridas ruas de Castelo de Vide!

Portalegre

Os séculos passam e Portalegre mantém vários dos traços que conseguimos facilmente associar aos tempos passados. Como cidade barroca, Portalegre guarda várias construções interessantes, que merecem ser visitadas: a Igreja de São Lourenço, o Palácio Amarelo, o Palácio dos Falcões e o Palácio de Achioli . Portalegre é bem mais interessante se a sua descoberta for pedonal, descobrindo todos os pequenos encantos que cidade tem para oferecer!

Marvão

Suba ao topo do Castelo e chegará a um dos pontos mais altos de Portugal, onde de acordo com os locais, conseguirá ver as costas dos pássaros que por ali voam. Verdadeiro ou não, esta é uma perspetiva diferente, que permite uma paisagem incrível da cidade. E, tal como muitas outras pequenas vilas do Alentejo, o Marvão esconde ruas estreitas e encantadoras, capazes de o fazer sentir-se em casa.

Suba até ao Castelo do Marvão e deixe-se deslumbrar com paisagens incríveis!

Évora

Por último, mas não menos importante, Évora é capaz de ser o foco das atenções. Se procura uma escapadinha repleta de emoções, onde encontra maravilhas da arquitetura, este é o lugar ideal. Em Évora é possível encontrar os mais variados estilos, desde o Barroco ao Gótico, e até alguns elementos do Romano! Com o nosso roteiro personalizado ao Alentejo, poderá viver uma experiência fantástica, onde irá visitar o Templo Romano, a Catedral e a Igreja de São Francisco, com a sua Capela dos Ossos. E, com uma pequena caminhada pelas suas ruas, poderá ainda encontrar alguns elementos de influência Árabe! Uma aventura que não conseguirá esquecer!

Não se esqueça!

A costa tem ganho cada vez mais fama. Com as suas praias bem preservadas, bastante procuradas por todos os que procuram pequenas surpresas, esta região tem recebido cada vez mais visitantes.

À procura de maravilhas da arquitetura? Évora é o seu próximo destino!

O Alentejo tem muito mais para oferecer, com a sua grandiosidade incrível, mas são estas pequenas cidades e vilas que irão derreter o seu coração desde o primeiro dia. Reserva já o seu roteiro e desfrute de momentos intensos e únicos!

Aviso! Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Conheça a nossa Política de Privacidade e Informações sobre Cookies