As Melhores Experiências Gastronómicas no Douro. Blog de Viagens
Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

As Melhores Experiências Gastronómicas no Douro

As Melhores Experiências Gastronómicas no Douro

novembro 23, 2018

Portugal tem uma das melhores Gastronomias do mundo e o Vale do Douro muito contribui para esta sua reputação. Assim, numa viagem por terras durienses, entregue o seu paladar aos à arte de cozinha do Douro, com iguarias muito intensas e requintadas!

Repleto de história, o Vale do Douro está sempre à espera de que, sobre ele, se contem mais umas quantas estórias. Emoldurado pelas bonitas encostas do Rio Douro, a região duriense, tão interior, rural e bucólica, tem para tornar o seu fim de semana numa irresistível e retemperadora pausa… Assim, na sua viagem por Portugal, não se esqueça de reservar algum tempo para uma experiência sinestésica em pleno Douro.

As Refeições mais Típicas da Invicta

Estimule o seu paladar com as iguarias durienses, degustadas a ritmo de passeio. Sugerimos que comece a sua viagem no Porto, cidade onde a “francesinha” é rainha, sendo um prato típico e originário da cidade Invicta, é um primeiro exemplo do que pode provar por estas bandas. Calma… mesmo que lhe pareça uma sanduíche muito pesada, hoje em dia já existem várias opções e combinações (e até uma francesinha vegetariana). O molho leva whisky, cerveja e Vinho do Porto, mas o álcool evapora na confeção. Com carne ou na versão vegan, o importante é não perder este verdadeiro pecado da gula. E diz que mais sabe, que este petisco portuense combina perfeitamente bem com uma boa e gelada cerveja portuguesa!

A Francesinha é um dos pratos obrigatórios para todos os que viajam pelo Porto

E ainda nesta cidade que tem sido um sucesso por toda a Europa, outra iguaria que ajudará a aquecê-los nos dias mais frios do inverno português é um prato de “tripas à moda do Porto”. Diz a lenda que esta oferta gastronómica remonta ao período dos Descobrimentos portugueses. O prato é confecionado com vários tipos de carne, tripas do porco, enchidos e feijão branco. Sal, pimenta e colorau dão o toque final.

Gastronomia no Douro

Mas, para além do Porto, aventure-se um pouco mais pelo Rio Douro e, já em pleno vale duriense, com uma Gastronomia tão pura e tão fortemente saborosa, sinta os seus mais apurados sabores. Nesta região, outrora muito afastada dos centros mais cosmopolitas, ainda faz jus à Tradição, utilizando os produtos locais na confeção dos seus típicos pratos.

Como região muito distante de um litoral inalcançável, a Gastronomia do Douro sempre se baseou muito em pratos de carne. Por aqui, a Cozinha tradicional é uma arte, tendo sido aprimorada ao longo dos tempos, com requinte, sabedoria e um subtil toque de modernidade. Existe uma grande diversidade de pratos de carne, com o seu auge ligado às carnes de caça. Alguns pratos que deve provar são o cabrito assado no forno com arroz e batatas, javali estufado, posta à mirandesa, cozido à portuguesa, perdiz assada no espeço, arroz de cabidela e feijoada à transmontana. Será impossível experimentar todas estas deliciosas iguarias numa única viagem, por isso terá de voltar!

O anho assado é um dos pratos mais tradicionais da região duriense

Já o peixe da região é pescado Rio Douro e nos seus afluentes, sendo comido em escabeche ou frito. Achigã, borga ou carpa são exemplos do que pode aparecer-lhe no prato. A carpa foi introduzida na Gastronomia da região do Douro pelas ordens monásticas que, devido à proibição de comer carne nos dias santos, levou à implementação desta espécie nas águas durienses pelos monges. O bacalhau também é muito utilizado como alternativa aos pratos de carne e, neste caso, as combinações são infinitas.

A cidade de Amarante situa-se nas margens do rio Tâmega, um dos principais afluentes do Rio Douro e, já que estamos em ritmo de roteiro, voltamos a ter iguarias imperdíveis. Por aqui os paladares não têm de ter origem animal, mas sim em cogumelos, já que esta é uma das principais cidades produtoras de cogumelos do país, albergando a Associação Portuguesa de Cogumelos. Pode pedi-los numa confeção clássica ou picante. Pão, queijo, azeite e alecrim são fortes aliados dos cogumelos na região do Douro.

Mas para os que preferem peixe, o bacalhau acompanhado de um bom vinho será perfeito

As cerejas, as amêndoas e as maçãs são frutos típicos da região do Douro, local onde se encontram em abundância. Nos meses mais frios “perca-se” em castanhas assadas, nozes, dióspiros e tangerinas. O mel de castanheiro e o de urze é outra autêntica delícia.

Passando às sugestões de sobremesas à moda do Douro, as dietas estão completamente proibidas quando a oferta é do doce conventual chamado Cristas de Galo. Trata-se de uma espécie de rissol recheado de doce de ovos. Se preferir o doce de abóbora também tem outra opção, tão grande em percentagem calórica como grande é a sua vontade de salivar neste momento: Pitos de Santa Luzia. O arroz doce e a aletria também são especialidades da região.

Sugestões Repletas de Experiências Típicas

O nosso programa de 6 dias Porto e Douro Vinhateiro apresenta-se como a melhor sugestão para quem pretende uma experiência exclusiva, descobrindo os melhores sabores e cheiros das região duriense. Nste circuito privado, já aclamado pelo El País Semanal, irá explorar os locais mais famosos entre Porto e Barca d’Alva, visitando até o Douro Superior. O nosso motorista de turismo, não só lhe irá explicar a história mais autênticas e as tradições mais ancestrais destes lugares, como lhe irá sugerir os locais mais saborosos para provar a Gastronomia típica e deliciosamente memorável.

Com os nossos roteiros poderá viver as experiências mais típicas do Douro

Mas se preferir uma experiência em grupo, com turistas de outras nacionalidades e onde o convívio é palavra de ordem, então junte-se ao nosso Douro Encantado, o único programa de 3 dias no Douro que junta a melhor Gastronomia às experiências mais típicas. Numa viagem entre Régua, Lamego, Ucanha, Pinhão e Favaios, descubra o Douro no seu máximo esplendor e por intermédio das mais simpáticas gentes da terra, que o receberão de braços abertos!