abril 20, 2021
Se está sonhando com paisagens deslumbrantes, excelente gastronomia, praias únicas onde relaxar é a palavra de ordem e um destino com muito por explorar, deixe-se inspirar pelas nossas sugestões para descobrir a magnífica Ilha da Madeira.
O arquipélago da Madeira, também conhecido como a pérola do Atlântico pela sua beleza e localização únicas, é de origem vulcânica e tem vários picos montanhosos com vistas deslumbrantes sobre a sua vegetação exuberante e o imenso Oceano. Além destes fatores, a sua localização estratégica fez com que se tornasse um local de navegação ao longo da história, sendo por isso rico em cultura e tradição.
No primeiro dia de visita pela ilha, e depois de ficar a conhecer um pouco mais sobre o local onde se encontra através de um pequeno passeio pelo centro do Funchal, vá rumo ao Norte e parta à descoberta da mais pura natureza da ilha.
A 1400 metros de altitude vai poder visitar o Paul da Serra, um planalto com fantásticas vistas de toda a ilha. Deste local poderá explorar vários percursos pedestres e levadas – fantásticos trilhos que levam a água do Norte para o Sul da ilha e permitem passear por zonas com vegetação única.
Ainda no Norte da ilha, não deixe de visitar Porto Moniz, uma vila piscatória com belas piscinas vulcânicas que convidam a um mergulho. Depois de desfrutar desta paisagem, rume a São Vicente onde poderá provar o vinho da Madeira e conhecer um pouco mais sobre a sua produção.
No seu segundo dia na ilha, viaje rumo ao sul para visitar a vila piscatória de Câmara de Lobos e fique a conhecer as suas casas pitorescas, a baía com os barcos pintados de cores vivas e o encanto desta terra de pescadores. Aproveite para subir ao Ilhéu de Câmara de Lobos, onde poderá apreciar a vista sobre a cidade, e termine no Pico da Torre, o ponto mais alto da região e do qual é possível observar toda a baía. Ainda nesta localidade, não deixe de provar o típico peixe espada com banana, uma iguaria bem tradicional.
Em seguida prepare-se para descobrir uma das mais belas vistas da ilha da Madeira, no Cabo Girão, o cabo mais alto da Europa a 580 metros de altitude. Este mirante tem, ainda, uma plataforma de vidro que proporciona uma panorâmica excecional sobre o mar e os vários campos de cultivo da região. Se ainda estiver com vontade de uma aventura, termine o dia no Calhau da Lapa, uma pequena baía escondida por entre uma falésia escarpada, e um dos lugares mais incríveis com águas mais cristalinas, para um mergulho inesquecível.
Neste terceiro dia pela ilha da Madeira, parta à descoberta da capital: o Funchal. Comece por embarcar numa tradição bem típica e repleta de adrenalina: um passeio nos tradicionais carros de cesto.
Seguidamente, passeie calmamente no centro histórico da cidade e aprecie a arquitetura, a paisagem e os recantos. Se quer ficar a conhecer ainda mais sobre os produtos típicos da região, não deixe de visitar o colorido e aromático Mercado dos Lavradores, e fique a conhecer gentes e sabores. Por fim, e para um momento relaxante, faça uma visita ao Jardim Botânico da Madeira, onde vai descobrir espécies florais únicas de rara beleza e ainda conhecer mais sobre a Natureza na ilha, no Museu de história natural que aí se localiza.
Neste dia parta à descoberta do leste da ilha, onde as várias tradições da região são preservadas. Visite a vila de Camacha, situada entre colinas e montes e onde as pessoas e as tradições fazem lembrar um cartão postal. Deixe-se encantar pelo artesanato local e pela arquitetura única e típica desta ilha.
De seguida, é altura de visitar o Pico do Arieiro, o segundo ponto mais alto da ilha, com 1818 metros de altitude. Aqui a paisagem é encantadora e, deste ponto de partida, é possível fazer uma caminhada até ao ponto mais alto da ilha, o Pico Ruivo, que tem 1862 metros de altitude. Se gostar de caminhadas, este é um percurso a não perder.
Conheça, por fim, Santana, uma vila onde vai certamente reconhecer as típicas casas madeirenses com telhados triangulares e cores únicas, um local onde o tempo parou e o folclore madeirense continua a ser mantido. Para terminar o dia em grande, vá até à praia do Machico, uma praia de grande beleza e onde poderá relaxar e desfrutar de um mergulho.
Depois de ter visitado tantos lugares únicos, sugerimos uma visita à Praia da Calheta, uma das poucas praias com areia na ilha da Madeira. Visite, ainda, a Marina de onde poderá desfrutar de uma larga variedade de atividades marítimas, desde mergulho a passeios de barco para observação de baleias ou golfinhos.
Daqui, e depois de ter explorado todas as opções que a zona oferece (incluindo um pequeno centro de artes denominado de Casa das Mudas), poderá partir até à Ponta do Pargo. No caminho, existem várias regiões que merecem uma paragem, tais como Madalena do Mar (uma região onde é cultivada a banana) e Jardim do Mar (uma pitoresca vila, com praias muito procuradas por surfistas). Na Ponta do Pargo, não deixe de visitar a vereda da Garganta Funda, onde poderá apreciar uma impressionante cascata de um lado, e o oceano e o farol do outro.
Se ficou inspirado pelas belas paisagens madeirenses e gostava de visitar alguns destes lugares, aventure-se no nosso Circuito pela Ilha da Madeira e desfrute de uma experiência memorável!