Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

Será Que Estou a Sonhar? Bem-Vindos a Óbidos!

Será Que Estou a Sonhar? Bem-Vindos a Óbidos!

dezembro 07, 2018

Bem-vindo a um dos lugares mais interessantes do planeta terra: Óbidos. A nossa secreta vila medieval promete surpreender todos os que a visitam e, os seus encantos irresistíveis, vão derreter até o coração mais gelado.

Óbidos: Onde Fica?

Este maravilhoso local é uma pequena e encantadora Vila, situada no distrito de Leiria. A apenas uma hora de distância de Lisboa, uma viagem de carro é sem dúvida a melhor forma de viajar para Óbidos, apesar de existirem muitas companhias de autocarros a oferecer as suas excursões, com partidas de todo o país. A sua localização é simplesmente perfeita: mesmo no centro de Portugal e bem perto de algumas das melhores praias, tais como a Foz do Arelho, ou Peniche. Óbidos é tão especial e com tanto para oferecer, que se tornou num dos locais mais importantes a preservar.

 Óbidos: Um Pouco de História

Tal como o resto do país, Óbidos é também um lugar rico em história. O Castelo capta os primeiros olhares, despertando quase de imediato uma curiosidade inigualável sobre ele. Quer dizer, quem é que não fica sempre curioso para descobrir todos os detalhes e segredos por detrás de um enorme castelo?

Óbidos é uma pequena vila encantadora dentro do distrito de Leiria

A Vila foi fundada em 308 a.C. pelos Celtas, mas é durante o século I que os Romanos a conquistam, sendo mais tarde invadida e ocupada pelos Visigodos e os Árabes (sucessivamente). Em 1148, o Primeiro Rei de Portugal – Afonso Henriques – conquista Óbidos, que até lá se encontrava ocupada pelos Mouros. E para tornar a sua história ainda mais interessante, diz a lenda que o nosso Rei e os seus homens se terão disfarçado de Cerejeiras, para conseguirem reconquistar Óbidos. As suas ruas calcetadas e estreitas são a lembrança perfeita desses tempos medievais. Uma caminhada pela vila será suficiente para que consiga admirar alguns dos locais de interesse mais importantes, tal como a Igreja de Santa Maria, que foi o local onde o nosso Rei Afonso V (com 10 anos na altura) e a sua prima Isabel, de oito anos, se casaram. Além disso, a Igreja guarda uma coleção impressionante de azulejos do século XVII, que podem facilmente ser apreciados, bastando apenas um vislumbre das suas paredes. Outro local curioso a visitar é a “Casa de Óbidos”, construída em 1889.

Óbidos: e a Sua Gastronomia Deliciosa!

Óbidos é facilmente associada à sua famosa bebida: a Ginjinha, um licor feito de cerejas amargas e brandy. Mas não se engane, pois, o sabor amargo das cerejas em nada afeta a delicia que este néctar é! Além disso, ser servido num copo de chocolate ajuda a adoçar ainda mais um pouco o momento da prova. Esta é uma das pequenas surpresas que fará da sua visita algo ainda mais importante, não acha?

Óbidos é famosa por sua bebida oficial - a Ginjinha

A Gastronomia em Portugal é famosa em todo o mundo, devido ao nosso peixe e carnes de grande qualidade, e Óbidos sabe bem como manter essa reputação. A região Oeste oferece pratos deliciosos de porco, cabrito ou coelho, mas é também possível provar alguns deliciosos pratos de marisco, tais como enguia e ameijoas. Seja qual for a sua decisão, o banquete será sempre memorável.

 Óbidos: O Que Mais Pode Visitar?

Temos o castelo, a gastronomia, as ruas icónicas… mas não nos ficamos por aqui! Como lhe dissemos no início, esta pequena vila tem muito para oferecer e a diversão é garantida. Aproveite um dos dias para visitar a Porta de Vila, uma incrível capela cujo interior se encontra totalmente coberto de azulejos do século XVIII; as Muralhas da Cidade são outro dos locais a percorrer, já que permitem uma vista única sobre toda a vila; se gostar de compras sugerimos a Rua Direita, atraindo todos os turistas com as suas tradicionais lembranças; e o Aqueduto do século XVI, antigamente utilizado para transportar água até Óbidos, encontrando-se surpreendentemente bem conservado, comparado com muitos outros aquedutos de Portugal. E, para tornar a sua viagem ainda mais inesquecível, sabia que pode pernoitar no castelo? Dormir como um Rei nunca pareceu tão simples, não acha?

Esta vila medieval tem muito a oferecer. Deixamos como desafio que tente descobrir tudo!

Uma Viagem por Portugal é sempre uma ótima ideia e Óbidos tem que constar na sua lista de próximas escapadinhas! O seu aspeto medieval transmite à vila uma imagem rustica e delicada – simplesmente encantador. Junte-se ao nosso roteiro de grupo ou opte por uma viagem privada e descubra este local medieval e todos os seus maravilhosos arredores!

Aviso! Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Conheça a nossa Política de Privacidade e Informações sobre Cookies