5 Lugares no Porto para lembrar o famoso Harry Potter
Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

5 Lugares no Porto para lembrar o famoso Harry Potter

5 Lugares no Porto para lembrar o famoso Harry Potter

março 19, 2018

Já se perguntou onde é que J.K. Rowling conseguiu toda a sua inspiração, enquanto escrevia a série que encantou o mundo, sobre o feiticeiro mais famoso de sempre? O Harry Potter foi a sua melhor criação e a sua genialidade provém de lugares bem famosos!

É um fã de Harry Potter? O aprendiz de feiticeiro que levou o mundo inteiro a viver mágicas aventuras? Então este é o artigo certo para si!

Já não é novidade que J.K. Rowling se inspirou em muitas outras histórias, mitos e locais encantados. E, um desses lugares é Portugal, destacando a sua segunda maior cidade: Porto. Descubra a mística relação entre esta cidade e os livros de Harry Potter.

Livraria Lello

Há uma cena em Harry Potter e a Pedra Filosofal, na qual as escadarias de Hogwarts se movimentam das mais diferentes formas, levando os nossos pequenos feiticeiros até locais indesejados. Sabe de onde veio essa ideia? De uma livraria fantástica que, tendo começado em 1906 como um simples negócio de família – a vender livros – se tornou agora na livraria mais famosa de todo o mundo – sim, é verdade! – e a mais bonita.

A livraria Lello é uma das mais belas do Mundo!

Apaixonar-se pela arquitetura desta livraria não é difícil. Na sua primeira visita irá sentir-se completamente nas nuvens, sendo fácil de entender porque é que J.K. Rowling a escolheu como sua inspiração. As suas paredes, estantes, livros e escadarias deram vida às escadarias de Hogwarts, e contam milhares de histórias por todos os que já por ali passaram. Um verdadeiro prazer!

Café Majestic

Rowling sentia a necessidade de fugir um pouco de Inglaterra, então veio para Portugal, ensinar Inglês numa das suas escolas. O Porto foi a cidade escolhida e acreditamos verdadeiramente que, não fosse todo o universo ter-se alinhado deste modo, o tão famoso Harry Potter poderia nunca ter visto a luz do dia (pelo menos, não do modo que o conhecemos). De facto, há vários mitos em Portugal sobre como J.K Rowling começou ou terminou o seu primeiro livro. Diz a lenda que Rowling terminou o primeiro livro da sua série numa das maravilhosas mesas de mármore, deste tão famoso café.

O Café Majestic é de paragem obrigatória, se for um Fã de Harry Potter

Alguns afirmam até que ela o começou a escrever nos guardanapos do Majestic, enquanto apreciava o seu café – sem despender de muito dinheiro, mas aproveitando todas as suas horas naquele lugar. Rowling e o seu ex-marido eram clientes habituais e, esta ligação aos seus livros tornou-se tão mundialmente conhecida que o Majestic é agora considerado um verdadeiro Ponto Turístico. No entanto, o Majestic é simplesmente encantador e é um local mágico situado numa das ruas mais famosas e antigas do Porto – a Rua de Santa Catarina.

Universidade do Porto

É importante referir que a Universidade do Porto é uma das mais importantes do país, sendo mesmo reconhecida mundialmente. Ainda assim, a ligação de Harry Potter a esta Universidade, deve-se ao traje académico negro dos seus estudantes. Se já leu os livros da série de Harry Potter, é possível relacionar quase de imediato os pequenos feiticeiros a estes trajes, algo que deixa uma mensagem cheia de significado para Portugal. Alguns Portugueses têm o hábito de lhes chamar “morcegos”, uma vez que os trajes são maioritariamente pretos e incluem uma longa capa negra; mas, hoje em dia, muitas pessoas os começaram a apelidar de “Harry Potters”. Se alguma vez vier visitar o Porto e se encontrar com alguns estudantes trajados, não se admire, são apenas estudantes universitários.

Os trajes de Harry Potter são inspirados nos trajes dos estudantes Portugueses

Um Bar Chamado Swing

Ser uma professora no Porto deu a Rowling a oportunidade de explorar a cidade como queria, e a conhecer e viver todos os seus lugares preferidos com intensidade. Este bar costumava ser um local onde a escritora tinha o hábito de ir, acompanhada pelas suas amigas Jill Prewett and Aine Kiely – suas colegas de casa – existindo ainda uma breve referência a elas em O Prisioneiro de Azkaban: “Para Jill Prewett e Aine Kiely, as madrinhas do Swing”; possivelmente porque elas costumavam passar bastante tempo neste lugar. Consegue imaginar? J.K. Rowling a dançar ao som dos êxitos dos anos 90, enquanto pensava em como terminar a sua obra-prima? Fan-tás-tico!

J.K. Rowling costumava ir dançar com as amigas até ao Swin Club, no Porto!

Os Jardins do Palácio de Cristal

Mais uma vez, e porque os Portugueses adoram um bom rumor, diz-se que Rowling costumava ir até aos Jardins durante o tempo que passou no Porto, dizendo-se também que alguns dos seus capítulos foram escritos nestes jardins. Na procura de locais inspiradores, os Jardins levaram-na a criar a Floresta Proibida e a Floresta Negra, um lugar antigo nos livros de Harry Potter, repleto de segredos escondidos. Talvez esta seja uma ideia exagerada, mas não totalmente errada. Não obstante, estes Jardins são uma ótima ideia para uma caminhada em família, e um jeito bem agradável de aproveitar a cidade.

Os Jardins do Palácio de Cristal foram uma grande inspiração para as florestas mais famosas de Harry Potter!

Verdade ou não, as provas são bem claras e, apesar de J.K. Rowling nunca ter admitido as suas influências, todos sabemos que o Porto foi uma enorme fonte de inspiração para a escritora, enquanto por aqui viveu – de 1991 a 1993. Ela é agora a autora mais rica e ilustre no Mundo inteiro e não há ninguém que nunca tenha ouvido falar do famoso Harry Potter.

E agora pode descobrir ainda mais sobre todos estes locais, com um Roteiro Exclusivo pela encantadora cidade do Porto. O nosso guia/motorista irá explicar estes e muitos outros famosos mitos, e poderá ainda passear pelas ruas e vielas mais famosas da Invicta, admirando os seus notáveis monumentos. Uma viagem memorável!

Aviso! Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Conheça a nossa Política de Privacidade e Informações sobre Cookies