Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

As Estações Ferroviárias Mais Encantadoras de Portugal

As Estações Ferroviárias Mais Encantadoras de Portugal

junho 19, 2019

Deixe-se surpreender por algumas das estações de trem mais espetaculares de Portugal e do mundo.

É verdade que Portugal tem muitos belos monumentos e paisagens incríveis, mas algumas estações de trem são uma pura obra-prima. Estas foram construídas, sem dúvida, com amor, e quando as visitar, deixe-se influenciar por sua grandiosidade.

 

Estação Ferroviária de São Bento, Porto

Jorge Colaço projetou esta linda estação de trem em 1903, e é uma das mais bonitas do mundo. Bem, podemos entender facilmente o porquê.

Quando entramos em São Bento, ninguém fica indiferente à sua magnitude. Os azulejos azuis e brancos que revestem as paredes levam-no para outra época, tal como uma viagem no tempo, mais ou menos para o século XIX. Suas características dramáticas transformaram esta estação em uma atração turística ... e gratuita!

Estação ferroviária de São Bento

Esses azulejos contam peças da história, como algumas batalhas importantes e a revolução dos transportes.

Localizado em uma área perfeita do centro da cidade, quando você sair da estação de trem sinta-se livre para passear pela cidade e explorar seus pontos próximos: Avenida dos Aliados, Praça da Ribeira, a Catedral, Rua das Flores… Basta ir e começar a desfrutar das suas férias em Portugal a pé.

Os azulejos de São Bento

Estação Ferroviária do Pinhão, Pinhão

Tão agradável e atraente! Estamos falando de outra estação de trem muito famosa entre os turistas e, obviamente, entre os moradores locais.

Normalmente, os turistas que visitam o Porto também aproveitam este passeio, que é curto (cerca de duas horas). E o que o torna tão especial? As paisagens, o rio Douro, os túneis escuros e muito mais.

Quando chegar à estação do Pinhão, ficará impressionado, mais uma vez, por alguns azulejos azuis (de 1937) nas quatro paredes cujas imagens retratam alguns elementos importantes da cidade do Porto e da região do Douro.

Esta sofisticada estação de trem é normalmente incluída em pacotes turísticos que levam todos para uma experiência maravilhosa, em que podem explorar as famosas vinhas onde o Vinho do Porto é produzido, entre outras atividades.

Esta é, sem dúvida, uma visita obrigatória no coração do Douro. Chegando lá, aproveite para visitar a cidade de Pinhão.

Estação ferroviária do Pinhão

Estação Ferroviária do Rossio, Lisboa

Construída no final do século XIX pela ordem da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, esta majestosa estação ferroviária já foi importante porque era utilizada para fazer as ligações entre Lisboa e Sintra.

O aspeto mais intrigante dessa estação é o seu túnel (com cerca de 2,6 km de extensão), que é como os trens chegam à estação e, consequentemente, as pessoas chegam à área central da cidade. Este túnel é considerado uma das peças de arte mais imponentes da engenharia portuguesa pela sua longitude e complexidade.

Esta estação já foi chamada Estação Central, como você pode ver em sua fachada, e até 1957 era o terminal para os passageiros.

Como um elemento importante da cidade de Lisboa, o Rossio foi concebido à luz do estilo romântico e neo-manuelino, e mesmo que não adore arte, podemos garantir-lhe que a sua fachada merece uma boa foto.

Estação ferroviária do Rossio

Um roteiro para o levar lá

E por que não um roteiro?

Aqui na Tours Portugal, a satisfação de nossos clientes é o mais importante e você é a razão pela qual projetamos um passeio muito interessante.

Considerando que a estação de trem de São Bento é uma das mais belas do mundo, nosso tour a pé ao Porto poderá mostrar alguns dos mais importantes monumentos, como a própria estação, a Torre dos Clérigos, a magnânima Catedral, outros marcos da cidade do Porto como a praça da Ribeira, a Ponte D. Luís I, as Caves do Vinho do Porto… Você também irá aprender muito sobre a história da cidade e passear por suas avenidas, ruas típicas e centro histórico, que é um local da UNESCO.

Estação ferroviária de São Bento

Este roteiro de um dia é um pacote completo que termina com uma sugestão deliciosa: uma doce prova de vinho do Porto numa das mais famosas Caves do Vinho do Porto.

 

Na próxima vez que você visitar Portugal, não se esqueça de considerar todas estas três estações de trem portuguesas e deixe-se encantar pela sua história, beleza e elegância. Portugal é um país rico em história e nós o consideramos tão importante que nos sentimos orgulhosos em dizer que temos uma das mais belas estações de trem do mundo.

Aviso! Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Conheça a nossa Política de Privacidade e Informações sobre Cookies