Top 5 das Manifestações Culturais de Portugal. Blog ecoTours Portugal
Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

Top 5 das Manifestações Culturais de Portugal

Top 5 das Manifestações Culturais de Portugal

março 12, 2018

Se nunca visitou Portugal então prepare-se. Este é um país de grande variedade cultural, podendo encontrar manifestações culturais um pouco por todo o lado. Deixe-se levar pela fantástica cultura Portuguesa, com o nosso Top 5 das manifestações culturais!

De Norte a Sul, Portugal é conhecido por manter as suas manifestações culturais, ao longo de várias gerações. Isso deve-se ao facto de se terem mantido atualizadas e modernas, mas ainda assim preservando a sua origem tradicional. Aventura, descanso, diversão e muitos bons momentos irão marcar a sua escapadinha neste país, mas se se juntar aos Portugueses e se tornar parte destas festas populares, as suas férias serão inesquecíveis!

Nós selecionamos as melhores manifestações culturais em Portugal e juntamos as que não poderá mesmo perder num exigente Top 5!

Santos Populares: Santo António, Lisboa

Se o que procura em Portugal são experiências nunca antes vistas, então Junho é o mês ideal. Em Lisboa, todos os anos se celebra o Santo António, uma das Festas Populares mais aclamadas em Portugal.

As ruas de Alfama enchem-se de luzes festivas e o cheiro a sardinha assada – e bifanas – inunda as casas, cafés e restaurantes que ali se escondem. A vida e a alma de Lisboa, tudo se resume ao Santo António. E nós temos o roteiro perfeito para que consiga explorar todas as ruelas tradicionais onde se vivem os Santos Populares: o nosso Lisboa City Tour é essencial para quem adora explorar todos os recantos!

Jantar: um Evento Cultural

Outra manifestação cultural em que irá reparar é o jantar. Jantar em Portugal é quase um evento cultural. É à noite que os grupos de amigos se juntam, para festejar e partilhar as suas alegrias, enquanto jantam. Jantares de trabalho, aniversários e festas universitárias são comuns nos restaurantes, que até já possuem menus especiais para grupos! E se alguém começar a cantar os “Parabéns a você” enquanto desfruta do seu jantar, não se preocupe, é algo perfeitamente normal. É costume um pequeno grupo começar a celebração e, pouco depois, todo o restaurante canta e bate palmas, dando os parabéns a quem faz anos – mesmo não fazendo a mais pequena ideia de quem seja. Jantar em Portugal pode mesmo revelar-se uma verdadeira aventura!

O Carnaval e os Feiosos dos Caretos

Em Portugal o Carnaval vive-se. Aqui, o Carnaval é tão importante como o Halloween para os Americanos. As pessoas vestem os tão ansiados disfarces e todos se juntam na rua para festejar. Há algumas festas mais famosas, tais como o Carnaval de Loures ou o Carnaval de Torres Vedras, que normalmente acolhem sempre um tema específico para os seus desfiles. Mas é no noroeste que irá encontrar a tradição carnavalesca mais antiga da Europa. Parte da Herança cultural de Portugal, mas também da Europa – os Caretos. Caretos é o nome de um disfarce tradicional que remonta à época pré-romana e, segundo alguns, pertencem a uma herança Céltica. Mas uma coisa podemos garantir – nunca mais irá viver uma festa de carnaval como a que se realiza na tão típica região de Trás-os-Montes! E, já que se encontra no Norte, aproveite para viver as várias tradições que se mantém tão presentes no dia a dia dos locais. Esta é uma das regiões mais rurais e tradicionais de Portugal, e a sua visita é quase obrigatória!

Santos Populares: São João, Porto

E diretamente das festas dos Santos Populares, o São João também se festeja em Junho, no Porto. Concertos de rua e festas tradicionais enchem a cidade de vida. Poderá ainda encontrar os tradicionais churrascos com sardinhas e bifanas, enquanto lhe oferecem um copo de vinho ou uma cerveja para viver a festa como um verdadeiro portuense.
Na noite de São João mesmo, o fogo de artifício pinta o céu da cidade e o tão famoso Rio Douro com as mais vibrantes cores, tornando a experiência ainda mais enriquecedora para todos os turistas. O céu de verão irá deixá-lo totalmente deslumbrado. E, para esta mágica visita ao Porto, aconselhamos o nosso Porto City Tour, onde poderá desfrutar do melhor de dois mundos!

Feiras Medievais no Verão

Se o que motiva a sua viagem é a história medieval e os castelos europeus, então Portugal é o lugar a visitar. Por norma, o Verão em Portugal acolhe as mais diversas feiras medievais, um pouco por todo o lado. Estas feiras prezam por representar, da melhor maneira possível, o ambiente e tradições da época medieval. As Feiras Medievais são bastante populares em Portugal e é possível encontrar estas festas num castelo ou zona histórica perto de si. Desde músicas tradicionais, à gastronomia e costumes medievais. Tudo aqui foi pensado para o surpreender!

Aviso! Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Conheça a nossa Política de Privacidade e Informações sobre Cookies